segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CADASIL - O QUE É?

CADASIL e uma doença dos vasos sanguíneos microscópicos que afeta o cérebro.
Os ataques cerebrais levam a um derrame de pequenas partes do cérebro em 85% dos pacientes com os sintomas desta doença. Os derrames nos pequenos vasos do cérebro são a principal causa dos sintomas da doença CADASIL.
Os principais sintomas ocorrem na faixa dos 40 anos de idade sendo que há casos que variam entre 19 a 67 anos de idade.
Os sintomas devido aos enfartes cerebrais provocam distúrbios no movimento do corpo tais como dificuldades de andar, inconsciência urinaria e paralisia geral dos músculos.  
Infelizmente 75% dos pacientes passam com o tempo a desenvolver quadros de demência. Outros sintomas envolvem problemas na perda de memoria, etc.

COMO OCORRE A DOENÇA.

O suprimento sanguíneo e reduzido e as celulas di cerebro se veem sem oxigênio e glicose, com isto ocorre a morte das células nervosas que comandam os movimentos, a fala e outras funções do corpo.
   
PENETRANCIA
Quando o paciente apresenta o componente genético que induz o aparecimento da doença há 100% de chance de se manifestar.
RESUMO
CADASIL é uma sigla em inglês que significa: (DOENÇA CEREBRAL GENETICAMENTE DOMINANTE PROVOCANDO ALTERAÇÕES ARTERIAIS NO CEREBRO)
Os pacientes antes de manifestar a doença apresentam dores de cabeça entre 30% a 40 % dos casos, progridem para a doença cerebral com lesões na substancia branca do cérebro, há enfartos que podem ser vistos através de imagens do cérebro.
O diagnostico pode ser feito por microscópio através da presença de grãos ao redor das pequenas artérias do cérebro.
O diagnostico pode ser feito por microscópio através da presença de
 CADASIL é um distúrbio neurológico ocorrendo em adultos com (idade media de início em 45 anos) caracterizados por cursos periódicos e demências. Por meio da clonagem o componente genético NOTCH parece ser um gene responsável pela doença e as mutações foram demonstrados em mais de 90% dos pacientes com CADASIL.

NOTCH

22 comentários:

  1. Quem tiver interesse em fazer parte de um grupo para falar sobre essa doença rara entrar em contato pelo email: adrianamarangonii@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho cadasil, moro em São Vicente e estou fazendo varios exames em São Paulo. Vou tirar um liquido da coluna dia a 31 ,07, 14. Gostaria de saber se a cadasil da dor no corpo fora a dor de cabeça e esquecimento? Meu nome é Suely Costa tenho facebook.

      Excluir
    2. Suely Costa, Boa noite.
      Eu tenho Cadasil e gostaria de saber se você tem mais alguma informação sobre essa doença, porque até agora sei de poucas coisas .
      Obrigada

      Excluir
    3. Por favor, corrija no texto: roque "inconsciência urinária" por "incontinencia urinaria" (atente q o corretor deixou de colocar circunflexo no "e"). O texto está muito bom. Simples, curto e compreensível. Parabéns.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita dor de cabeça vou fazer ressonância meu pai sofria de cadasil tenho 50%.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, hoje é 08\11\2017. Descobri ontem, após varios meses de exames, que sou portador da SINDROME DE CADASIL.
    Ja sofri 6 (seis) AVCs. Estou conciente, minhas funçoes cognitivas funcionam perfeitamente, mas, infelizmente nao consigo falar e caminho com dificuldade.
    Tenho certeza que isso vai piorar com o tempo. Estou me preparando, talvez eu cometa suicidio, ou provoque algum acidente.
    Estou frequentando uma igreja, talvez eles mudem minha idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entregue sua vida a Jesus!!! E tire essa ideia de suicídio da cabeça .
      Jesus te ama.

      Excluir
  5. Olá, Tenho um amigo internado e os médicos estão suspeitando que é CADASIL, ele sente fortes dores de cabeça, queria se possível, o que tiver sobre a doença e puder me passar sou eternamente grato, não achamos muitas coisas na internet, tem muita coisa em inglês, de qualquer forma obrigado.

    Se eu puder ajudar de alguma forma, é só falar.

    ResponderExcluir
  6. Por favor como se trata esse tipo de doença qual o controle agradeço orintacao

    ResponderExcluir
  7. Em um resultado de ressonância magnética de ouvido apareceu a possibilidade de cadasil nos diagnósticos o que devo fazer para tratar

    ResponderExcluir
  8. Oi tenho.essa doenca descobri faz um ano mas alguns sintomas ja estao se manifestando .sinto uma tristeza tenho.48 anos e pareço sadia mas sofro muito.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite descobri que tenho a síndrome de cadasil este ano depois de 2 anos tratanftcomo avc sou o quinto caso em Botucatu lá descobrirde internacao depois de 2 0 dias

    ResponderExcluir
  10. Os médicos suspeitam que minha mãe tenho o cadasil, ela tem várias manchas na cabeça. O exame vai custar 7 mil e pouco. Disseram que e problema hereditário. Disseram que ainda não tem tratamento 😢

    ResponderExcluir
  11. Oi, temos um grupo no Facebook sobre Cadasil,quem quiser participar esteja a vontade, mas com respeito e amor.

    ResponderExcluir
  12. Pergunto se Além das caracteristicas de enxaqueca, esquecimento, disturbios de humor e ter uma irmã menor com leucoencefalopacia lmp, o CADASIL pode além de acarretar AVC, se pode acarretar algum tipo de ma formação arteriovenosa cerebral ex: fistula arteriovenosa dural pial ou similar?

    ResponderExcluir
  13. Descobrir q sou portadora de cadacil sinto muita dor de cabeça , quero saber se posso usar anticoncpcional

    ResponderExcluir
  14. Olá estou com muita dor de cabeça minha família tem casa sim será que eu tbm tenho 48anos estou muito triste como faz p retardar essa doença

    ResponderExcluir